segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Curiosidade: Como surgiu o batom!

Não vivo sem!

As mulheres da Antiga Mesopotâmia foram possivelmente as primeiras mulheres a inventarem e usarem batom. Elas pulverizavam minérios para decorar os lábios. As mulheres da antiga Civilização do Vale do Indo usavam batom nos lábios para decoração. No Egito Antigo, eram usados pigmentos vermelhos extraídos de algas, 0.01% iodo, e bromo manitol, o que causa graves problemas de saúde. Batons com efeitos brilhantes foram inicialmente feitas usando a substância que causa a iridescência encontrada em escamas de peixe.
Na Europa Medieval, o batom foi proibido pela igreja e foi pensado ser usado como uma "encarnação de Satã" .
Inglaterra: Colorir os lábios começou a ganhar alguma popularidade na Inglaterra do século 16. Durante o reinado da rainha Elizabeth I, ter os lábios vermelhos brilhantes e um rosto branco e austero tornou-se moda. Naquela época, o batom era feito a partir de uma mistura de cera de abelha e extratos vermelhos de plantas. Só as mulheres da classe alta e atores masculinos usavam maquiagem.
Em 1770 foi proposta uma lei britânica para o Parlamento que um casamento devesse ser anulado se a mulher usava cosméticos antes do casamento.
Durante a maior parte do século 19, o uso óbvio de cosméticos não foi considerado aceitável na Grã-Bretanha para mulheres respeitáveis​​, e seu uso foi associado a grupos marginalizados, como atrizes e prostitutas. Considerava-se descarado e grosseiro usar maquiagem. Na década de 1850, relatórios foram publicados às mulheres com advertências sobre os perigos do uso de chumbo e vermelhão em cosméticos aplicados na face. Até o final do século 19, Guerlain, uma empresa de cosméticos francesa, começou fabricar batom. O primeiro batom comercial foi inventado em 1884, por perfumistas em Paris nas França. Era estava coberto de papel de seda e feito a partir de sebo de veado, óleo de rícino e cera de abelha.
No século 19, o batom era colorido através de corante carmim. O corante carmim era extraído de cochonilha nativas do México e da América Central. A cochonilha é um inseto que produz ácido carmínico para evitar a predação por outros insetos. O ácido carmínico, constitui 17% a 24% do peso de cada inseto seco e o corante pode ser extraído de seu corpo e ovos. Este batom não vinha em um tubo, mas era aplicado com pincel. O corante carmim era caro e aparecer de batom carmim era considerado pouco natural e teatral, por isso o batom não era para uso diário. Somente atores e atrizes poderiam sair em público com batom. Até 1880, poucas atrizes de palco usavam batom em público. A atriz Sarah Bernhardt, começou a usar batom e blush em público. Antes do final do século 19, as mulheres só usavam maquiagem em casa. Bernhardt muitas vezes aplicou corante carmim nos lábios publicamente.
No início da década de 1890, o carmim foi misturado a uma base de cera e óleo. A mistura rendeu uma aparência natural e foi mais aceitável entre as mulheres. Naquela época, o batom não era vendido em tubos metálicos ou plásticos, mas em tubos de papel, papéis coloridos, ou em pequenos frascos.
Em 1912 as mulheres americanas já começaram a considerar batom como aceitável, embora um artigo no New York Times avisava ​​sobre a necessidade de usar com cautela.
Em 1915, o batom foi vendido em cilindros metálicos que foram inventado por Maurice Levy. As mulheres tinham de deslizar uma alavanca pequena na parte lateral do tubo com a ponta dos seus dedos para deslocar o batom para cima para o topo da embalagem. Em 1923, o primeiro tubo giratório foi patenteado por James Bruce Mason Jr. em Nashville, Tennessee.Como as mulheres começaram a usar batom para fotografias, a fotografia ajudou o batom a ser aceitável entre as mulheres. Elizabeth Arden e Estee Lauder começaram a vender batom em seus salões.

Dicas como usar batom para cada tipo de boca:
Lábios finos:

- O ideal é passar o batom de forma que aumente um pouco a boca, para, assim, ficar com um bocão incrível. Uma boa dica é contornar a boca com um lápis na cor nude. Para dar um resultado final bem bacana, esfume esse traço para dentro da boca com um pincel, deixando o centro dos lábios mais claros.

-  Outra dica que já havia falado no post do batom vermelho, mas vale a pena repetir é o uso do iluminador. Com um pincel, aplique uma pequena quantidade no V dos lábios superiores. Isso fará com que os lábios pareçam mais volumosos.

- Batons com efeito gloss ou cintilante ajudam muuito na missão de deixar os lábios mais cheios. (Se você tem um batom que ama, mas não tem esse brilho, não jogue-o fora! É só passar um gloss por cima).

Cores: aposte nas tonalidades mais cítricas e vibrantes, como o laranja. Os tons abertos também são indicados, como o cereja, rosa-claro, lilás etc.
(Alguns já são batom e gloss como esse da Mary Kay)







Lábios grossos:


- Esses são um pouco mais fáceis de serem trabalhados. Caso você considere seu lábio muito grosso, aplique corretivo de forma uniforme em toda a boca. Em seguida, escolha um lápis cor de boca e redesenhe o contorno,  passando sempre rente ao contorno natural, mas pelo lado de dentro.

- Os batons com efeito matte também são bem-vindos nesse tipo de lábio.

Cores: use e abuse dos tons mais escuros e fechados. O vinho, o pink, o vermelho, berinjela etc.


Nenhum comentário:

Postar um comentário